• Fonte maior
  • Fonte normal
  • Fonte menor

FAQ

Quais informações estão disponíveis no Portal da Transparência do MPM?
No Portal da Transparência do MPM estão dispostas informações institucionais como estrutura organizacional, horário de funcionamento, telefones, programas e ações, relação de membros, procedimentos de investigação, inquéritos civis, recomendações expedidas, resultados de auditorias, convênios, licitações, contratos, despesas, remuneração de servidores, entre outras.

Quais são os normativos que regulam a transparência do MPM?
Resolução CNMP nº 86/2012;
Resolução CNMP nº 89/2012;
Resolução CNMP nº 115/2014;
Manual do Portal da Transparência do Ministério Público

Qual a frequência de atualização do Portal da Transparência?
As informações dos relatórios são atualizadas até o 15º dia do mês subsequente ao da competência. Dessa forma, por exemplo, as informações sobre o mês de janeiro são disponibilizadas até o dia 15 de fevereiro.

Como está regulamentado o Portal da Transparência no MPM?
A Portaria PGJM nº 386, de 25 de novembro de 2011, dispõe sobre o Portal da Transparência do Ministério Público Militar, relacionando os dados institucionais que devem ser disponibilizados. Compete às respectivas unidades responsáveis pela geração das informações, a inserção dos dados no Portal da Transparência. Já a gestão do Portal, é feita pela Assessoria de Comunicação Institucional do MPM. A Direção-Geral da Secretaria da Procuradoria-Geral de Justiça Militar monitora os dados divulgados no Portal da Transparência do MPM.

Alguma informação não pode ser divulgada no Portal da Transparência?
Conforme a Lei de Acesso à Informação – LAI, os órgãos e as entidades devem assegurar a proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso. Desta forma, o Portal da Transparência do MPM não publica as seguintes informações:
informações classificadas pelo membro titular do procedimento como sigilosa;
informações que tratam da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, assim como da liberdade e das garantias individuais;
informações relativas às atividades de inteligência, bem como as de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações.
Os pedidos formulados pelos cidadãos para ter acesso a essas informações serão encaminhados à autoridade responsável para que, se possível, o acesso seja concedido ao solicitante.

Como faço para pedir informações que não encontrei no Portal da Transparência?
Os pedidos de informação sobre as atividades administrativas e finalísticas do MPF devem ser solicitados à Ouvidoria do Ministério Público Militar. Formulário próprio, disponível no endereço eletrônico http://www.mpm.mp.br/sistemas/ouvidoria facilita o encaminhamento das solicitações. Também é possível o atendimento pessoal nas unidades do Ministério Público Militar.

Sugestões, Reclamações ou Elogios
As sugestões, reclamações, críticas ou elogios podem ser encaminhadas à Ouvidoria do MPM, http://www.mpm.mp.br/ouvidoria.